RSS
Write some words about you and your blog here

ENEM 2010


1 . Qual é o período de inscrições para o Enem 2010?
As inscrições para o Enem 2010 vão das 10h do dia 21 de junho até às 23h59 de 9 de julho, observado o horário oficial de Brasília-DF. A inscrição será efetuada exclusivamente via internet, em http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao. As provas serão aplicadas nos dias 6 e 7 de novembro de 2010.

2 .Como se inscrever?
Para se inscrever o interessado deverá preencher o formulário disponível no endereço eletrônico em http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao.

3.É recomendável aos alunos que não vão concluir o ensino médio neste ano fazer o Enem 2010 para “treino” nos processos seletivos?
Não. O Ministério da Educação aconselha que os alunos interessados nos futuros processos seletivos prestem o exame no período mais adequado, que é o ano de conclusão do ensino médio. Alunos de outras séries sempre terão oportunidade de se preparar para a prova analisando as edições anteriores do exame, que ficarão disponíveis na página do Inep/MEC imediatamente após sua aplicação.
4.Quais documentos são obrigatórios para realizar a inscrição?
Para efetuar a inscrição no Enem 2010, são imprescindíveis o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o número do documento de identidade. No ato da inscrição, ao digitar o número do documento, o sistema buscará informações do titular na base de dados da Receita Federal. A medida impede que a inscrição seja efetuada com o CPF de outra pessoa.
5.Quando serão aplicadas as provas do Enem 2010?
O Enem 2010 será realizado nos dias 6 e 7 de novembro de 2010, em todas as unidades da Federação. As provas terão início às 13h, de acordo com o horário oficial de Brasília – DF.

Será observado o seguinte calendário de provas:
- no dia 6/11/2010 (sábado), das 13h às 17h30 - Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- no dia 7/11/2010 (domingo), das 13h às 18h30 - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, além de Redação, e Matemática e suas Tecnologias

VAMOS 3º ANO

PREPAREM-SE

Procura-se urgentemente um namorado


"Pode ser jovem ou madurinho, branco , negro ou amarelinho, não se exige que seja alto ou baixinho, mas precisa entender bastante de carinho. Pode, aos domingos, gostar de fazer ginástica ou de ler jornal o dia inteiro. Pode preferir música clássica ou ser pagodeiro, poder jogar vôlei ou passar horas concentrado no xadrez do seu tabuleiro, mas precisa saber ser companheiro. Tem, decididamente, que ser um bom amante e um par sempre constante. Falar devagarzinho, ter bom humor para brigar e bom coração para perdoar. Não precisa ser rico, mas precisa ser generoso. Saber receber e o momento certo de dar. Precisa oferecer proteção sem sufocar. Pode ser médico, carpinteiro, dentista, engenheiro, motorista; não importa a profissão. Só se exige habilidade com as mãos, que precisam ser com as de um artista, sempre prontas para criar. Só não pode ser marinheiro, a viajar o mundo inteiro e cada dia em um porto atracar. Também não pode ser turista em viagem de recreação, sentindo uma passageiro emoção, sempre a partir e a chegar. Precisa olhar dentro dos olhos e desvendar mistérios. Gostar de rir e de falar sério. Amar a vida, ser alegre mas não ter medo de enfrentar a tristeza. Precisa ser amigo, falar de coisas simples, ter um ombro acolhedor para oferecer e, sobretudo, ter urgência de viver. Precisa apreciar poesia, gostar de sonhar, fazer planos, inventar mil fantasias. Precisa gostar de brincar, de dançar sem música, de ter um corpo quente e gostoso, de fazer amor ao acordar. Precisa ser forte sem perder aquele ar de fragilidade que comove. Precisa ser másculo sem perder a doçura. Precisa ser manhoso, seduzir, inspirar ternura. Precisa gostar de loucuras, de pipoca, de sorvete, de andar de mãos dadas, de assistir a filmes de terror mas também acreditar em contos de fadas. Precisa ser compreensivo, ter sensibilidade e não se envergonhar de amar, seja qual for a sua idade. Precisa saber partilhar seus medos, seus fantasmas, suas conquistas. Precisa saber elogiar e a hora certa de a orelha puxar. Precisa saber dar colo mas também se entregar. Precisa ter uma pitadinha de ciúme, reclamar do batom, da roupa, do perfume, mas sem exagerar. Precisa ficar aparentemente furioso e interiormente orgulhoso por ter a certeza de que ninguém irá ocupar o seu lugar. Precisa ser manso mas firme. Possuir alguma religião, mesmo que essa doutrina seja ditada apenas pelo seu coração. Precisa ter a sabedoria de defender seus pontos de vista com sensatez. Não ser machista nem feminista e argumentar com lucidez. Procura-se urgentemente um namorado. Alguém que queira muito ser amado e que tenha muito amor pra dar. Alguém que nunca esqueça que o fundamental é ser um eterno apaixonado, enquanto a chama desse amor brilhar."

Quem criou o Dia dos Namorados?


Existem diferentes versões sobre a origem do dia dos namorados.É bem provável que a festa dos namorados tenha sua origem em um festejo romano: a Lupercália. Em Roma, lobos vagavam próximos às casas e um dos deuses do povo romano, Lupercus, era invocado para manter os lobos distantes. Por essa razão, era oferecido um festival em honra a Lupercus, no dia 15 de fevereiro. Nesse festival, era costume colocar os nomes das meninas romanas escritos em pedaços de papel, que eram colocados em frascos. Cada rapaz escolhia o seu papel e a menina escolhida deveria ser sua namorada naquele ano todo.O dia da festa se transformou no dia dos namorados, nos EUA e na Europa, o Valentine’s Day, 14 de fevereiro, em homenagem ao Padre Valentine. Em 270 a.C., o bispo romano Valentino desafiou o imperador Claudius II que proibia que se realizasse o matrimônio e continuou a promover casamentos. Para Claudius, um novo marido significava um soldado a menos. Preso, enquanto esperava sua execução, o bispo Valentine se apaixonou pela filha cega de seu carcereiro, Asterius. E, com um milagre, recuperou sua visão. Para se despedir, Valentine escreveu uma carta de amor para ela. Foi assim que surgiu a expressão em inglês "From your Valentine". Mesmo tido como santo pelo suposto milagre, ele foi executado em 14 de fevereiro.
O feriado romântico ou o dia dos namorados judaico: desde tempos bíblicos, o 15º dia do mês hebreu tem sido celebrado como o Feriado do Amor e do Afeto. Em Israel, tornou-se o feriado das flores, porque neste dia é costume dar flores de presente a quem se ama. Previamente, era permitido às pessoas só se casar com pessoas da sua própria tribo. De certo modo, era um pouco semelhante ao velho sistema de castas na Índia. O 15 de Av se tornou o Feriado de Amor, um feriado judeu reconhecido durante os dias do Segundo Templo. Em tempos bíblicos, o Feriado do Amor era celebrado com tochas e fogueiras. Hoje em dia, em Israel, é costume enviar flores a quem se ama ou para os parentes mais íntimos. A significação e a importância do feriado aumentaram em anos recentes. Canções românticas são tocadas no rádio e festas 'Feriado do Amor' são celebrados à noite, em todo o país.
No Brasil, a gênese da data é menos romântica. Alguns a atribuem a uma promoção pioneira da loja Clipper, realizada em São Paulo em 1948. Outros dizem que o Dia dos Namorados foi introduzido no Brasil, em 1950, pelo publicitário João Dória, que criou um slogan de apelo comercial que dizia "não é só com beijos que se prova o amor". A intenção de Dória era criar o equivalente brasileiro ao Valentine's Day - o Dia dos Namorados realizado nos Estados Unidos. É provável que o dia 12 de junho tenha sido a data escolhida porque representa uma época em que o comércio de presentes não fica tão intenso. A idéia funcionou tão bem para os comerciantes, que desde aquela época, o Brasil inteiro comemora anualmente a data. Outra versão reverencia a véspera do dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro.
Seja qual for a origem FELIZ DIA DOS NAMORADOS!


Adaptação: Lilian Russo(Fontes: Revista Época, edição 160/2001; IBGE Teen e Revista Eletrônica Rio Total)

Participe da OBMEP

DIA 08 DE JUNHO DE 2010 (1ª FASE)