BREVE HISTÓRIA DE UMA GRANDE LUTA
A implantação do colégio de ensino médio na vila de Varzedo,na Bahia, não foi uma tarefa fácil, já que a sede do distrito, Santo Antonio de Jesus, sempre se mostrou contra a idéia,porém os idealizadores do ousado projeto, monsenhor Gilberto e o professor Pedro Barroso, não mediram esforços para enfrentar os empecilhos que certamente viriam pela frente.
Com medo de perder espaço político, o prefeito de Santo Antonio de Jesus e seus seguidores tentavam a todo custo destruir todo trabalho educacional que fosse implantado em Varzedo. Assim,o Monsenhor Gilberto, já com o apoio de outros educadores, como José Francisco Barreto Neto e Luís Carlos Farias de Mesquita, dentre outros, foram a luta em prol da fundação de uma escola de 2º grau nessa localidade, tendo em vista não só o oferecimento de educação para todos, mas também absorver os alunos recém-saídos do colégio de 1º grau, já fundado desde 1982, também pelo Monsenhor Gilberto e seus companheiros de luta.
O desafio estava lançado, o jogo tinha começado e ninguém queria sair perdendo. Em 1986 entra em funcionamento o colégio de 2º grau com apenas uma turma vinda do Colégio de 1º grau Monsenhor Gilberto Vaz Sampaio.
PERSEGUIÇÕES
Os santoantonienses que se diziam contra a instalação do colégio de 2º grau em Varzedo não se conformaram ao ver o plano ousado e utópico dando certo, isso incomodava porque a cada dia esse distrito tornava-se mais autônomo, e independente de Santo Antonio de Jesus. Esse, um sonho "velho" dos varzedenses, tornar Varzedo um município e não mais distrito.
Dessa forma, o prefeito de Santo Antonio de Jesus, inconformado com a situação, foi até Salvador na sede da Secretaria Estadual de Educação, alegando que o colégio não possuía estrutura física adequada tampouco professores competentes para lecionar, tentando então, impedir o funcionamento do Colégio de 2º grau.
Nessa época havia duas lutas: a de tornar Varzedo município e a autorização da Secretaria Estadual de Educação para tomar o colégio uma verdadeira realidade.
REALIZAÇÕES
Nesse cenário de lutas, a equipe liderada pelo Monsenhor Gilberto conseguiu finalmente atingir seus objetivos: a emancipação política de Varzedo que aconteceu em 13 de junho de 1989 através da lei nº. 5002, e a autorização do Colégio de Ensino Médio Nossa Senhora da Conceição, assim denominado em homenagem a padroeira da cidade.
Desde 1986 quando fundado, o referido Colégio vem sendo uma referência para outros municípios vizinhos, não só pelas conquistas estruturais, mas por ser responsável pela injeção de vários alunos em universidades, formando assim uma legião de intelectuais gabaritados com capacidade de lecionar em qualquer parte do país.
Hoje o Colégio Nossa Senhora da Conceição é um exemplo para novos alunos que tem a oportunidade de conseguir um diploma sem grandes dificuldades como fora no passado.
Apesar de ser construído com recursos do governo do Estado, o CENSC ficou sob a responsabilidade do governo municipal por um certo período,mas em 31 de janeiro de 2002 essa instituição passou a ser administrada pelo Estado,pois todas as escolas que atuavam no Ensino Médio deveriam obrigatoriamente ser gerenciadas por um órgão estadual.A nova mudança trouxe para Varzedo grandes expectativas no sentido de facilitar o acesso a novas metodologias que possivelmente melhorassem ainda mais o ensino e aprendizagem, tornando a escola um espaço agradável tanto para o corpo docente quanto para o discente.
1 comentários:
Postar um comentário